Câmara de Dirigentes Lojistas de Maranguape

Rua Cel. Antônio Botelho, s/n - Centro - Maranguape - Ce - CEP 61.940-005
Fone fax: (85) 3341.1747 - E-mail: cdlmpe@ig.com.br
Funcionamento: Segunda à Sexta 8h às 18h e Sábados 8h às 12h.

HISTÓRIA

O NASCIMENTO DA CDL DE MARANGUAPE
  
Em uma tarde chuvosa, aproximadamente às 3 horas da tarde do dia 25 de Abril de 1984 o Sr. Gervásio Pegado, então diretor distrital da Federação dos Diretores Lojistas do Ceará – FCDL, a época presidida pelo Sr. Clóvis Rolim, veio até a cidade de Maranguape com o intuito de fundar nesta cidade um Clube de Diretores Lojistas – CDL.
Segundo o próprio Sr. Gervásio Pegado, após visitar várias lojas sem muito sucesso, deparou-se com uma loja de móveis, onde o proprietário comentava sobre a grande desunião do comércio local. Mesmo assim este sugeriu ao Sr. Gervásio que procurasse o Sr. Célio Cavalcante na casa de peças ao lado do Posto Texaco, na entrada da cidade.
Seguindo o conselho do lojista o Sr. Gervásio fez contato com o Sr. Célio, que o recebeu com muito entusiasmo e em pouco mais de 10 minutos reuniu em seu escritório aproximadamente 20 comerciantes, entre estes o Sr. Marcélio José de Melo, que no dia 20 de Junho daquele mesmo ano se tornaria o primeiro presidente do Clube de Diretores Lojistas de Maranguape – CDL.
A posse oficial somente foi realizada durante um jantar realizado as 21 horas do dia 11 de dezembro de 1984 no Cascatinha Clube de Serra. Reunindo as mais destacadas autoridades do mundo político, empresarial e administrativo, além da comitiva da Federação dos Dirigentes Lojistas do Ceará – FCDL, comandada pelo seu presidente o Sr. Jeová Damasceno presidida pelo Prefeito Pedro Pessoa Câmara a solenidade teve com ponto alto uma homenagem em memória de Clóvis Rolim, ex-presidente da FCDL e falecido naquele mesmo ano.
Iniciando a solenidade ocorreu a cerimônia de posse do primeiro presidente da CDL Maranguape, Sr. Marcélio José de Melo. Em seguida o presidente empossado anunciou suas principais metas, entre estas a integração da categoria e a criação do Sistema de Proteção ao Crédito – SPC, com a intenção de garantir as vendas à prazo.  Em nome de Maranguape falou o empresário Gontran Nascimento que bastante emocionado lembrou a figura de seu pai Sinfrônio Nascimento também lojista de Maranguape, e que fez muito pelo município.
O empresário Gervásio Pegado fez uma retrospectiva do movimento lojista cearense e brasileiro, destacando a importância da categoria para o desenvolvimento sócio-econômico do País e do Ceará. Já o presidente da FCDL Jeová Damasceno lembrou o trabalho de Clóvis Rolim a frente do movimento e que se vivo estivesse certamente estaria comungando da alegria daquela festa, lembrando também a importância da fundação de mais um CDL para o setor do comércio que contribuía a época com 60% do ICM arrecadado no Estado do Ceará. Finalizando fez um apelo a todos que integram a categoria e disse que “se faz necessário que a classe lojista se conscientize de seu valor e se mantenha sempre unida, para se tornar cada vez mais forte a fim de fazer valer a sua voz junto às autoridades governamentais, na defesa de seus direitos e justas reivindicações”.

Encerrando a solenidade falou o Prefeito Pedro Câmara, assegurando total apoio a comunidade lojista maranguapense e congratulando-se com a diretoria empossada. Enalteceu ainda a importância do CDL Maranguape, representando um grande beneficio principalmente para o fortalecimento e consolidação do comércio local. O jantar de posse da diretoria foi caracterizado pelo clima de euforia principalmente da comunidade maranguapense, por mais este beneficio em favor da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário